sábado, 28 de setembro de 2013

A beleza dos ovos de insetos

Acredite ou não, as fotos incríveis são imagens de ovos de insetos que possuem diâmetros de 0,7 a 2 milímetros. As imagens foram produzidas com microscópios que usam raios de elétrons para identificar as superfícies dos objetos. Confira os belíssimos ovos:





1-OVO DE BORBOLETA JULIA HELICONIAN 

ovo de borboleta

O ovo está preso em uma estrutura da planta Passiflora, para que fique a salvo de formigas que se alimentam dele. Essa espécie de borboleta coloca ovos exclusivamente nas vinhas de plantas.

2-OVOS DE “FEDE-FEDE”

 
 
Os pentomidae normalmente colocam seus ovos em aglomerados, grudados em folhas. Essas pequenas estruturas brancas funcionam como “snorkels” para ajudar na respiração dos bichinhos.

3-OVOS DE BORBOLETA-CORUJA 


O mosaico dos ovos de Caligo memnon parece até um vitral. No centro desse ovo está um pequeno buraco pelo qual o esperma entra para fertilizar o ovo.

4-OVOS DE BORBOLETA AZUL 


As manchas vermelhas são sinais de uma reação química que acontece quando o ovo é fertilizado. Dentro do ovo está uma borboleta azul, uma das maiores borboletas do mundo, com envergadura de 20 centímetros.  

 5-OVO DE BORBOLETA ADÔNIS


A Lysandra bellargus é uma borboleta rara por ser muito exigente. Ela só bota seus ovos em uma planta européia sazonal. 

6-OVOS DE BORBOLETA VERMELHA RENDADA


Os padrões do ovo dessa borboleta parecem renda. A parte mais densa do ovo daCethosia biblis é por onde o esperma entra. Os padrões do ovo são similares aos desenhos da asa da borboleta.  

7-OVOS DE ERYNNIS TAGYS 


Os ovos dessa espécie de borboleta são postos em folhas de erva de passarinho. Apesar do ovo ser muito bonito, a borboleta crescida não é conhecida por sua beleza. 

8-OVO DE BORBOLETA BRANCA GIGANTE 


Os ovos grandes dessa borboleta são postos em aglomerados sob folhas de repolho e de couve de Bruxelas.  

9-OVOS DE BORBOLETA ZEBRA

A cor laranja desses ovos serve como um aviso para os predadores. Eles contêm cianido e outras toxinas que são ingeridas pela mãe através das plantas que servem de alimento para ela.


Fonte: http://ngm.nationalgeographic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...