segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seu cão está com gastrite? O que fazer?

gastrite canina
Gastrite é o nome utilizado para descrever a inflamação no estômago ou na mucosa. O sintoma mais comum é o vômito e, em alguns casos, os sinais podem ser leves, mas em outros podem ser fatais ou necessitar de hospitalização.

A doença é bastante comum entre os seres humanos, mas também pode ser vista em animais. Nos cães, ela pode ser vista de duas maneiras:

 

Gastrite Aguda:

Os vômitos duram menos de sete dias. Não é comum a cães normais terem crises casuais de gastrite aguda. Algumas das causas desse tipo da doença são:

- Indiscriminação alimentar (ingestão de alimentos estragados, materiais estranhos ou comer em excesso);

- Alergia;

- Intolerância alimentar;

- Ingestão de toxinas, como produtos de limpeza, por exemplo;

- Ingestão de drogas/medicamentos;

- Vírus, parasitas e bactérias;
cão com gastrite

 

Gastrite Crônica:

Sua principal característica são vômitos alternados por mais de duas semanas. Veja as causas desse tipo de gastrite:

- Os mesmos motivos que originam a gastrite aguda também são causadores da gastrite crônica, com a diferença de que, na segunda, os sintomas ficam por mais tempo no organismo do cão;

- Câncer de estômago;

- Doença inflamatória no intestino.

Outra causa da gastrite, tanto a aguda como a crônica, é o stress ou fatores de origem emocional. Além dos vômitos, outros sintomas também podem evidenciar que seu cãozinho está com gastrite. Alguns deles são: fraqueza, dor abdominal, apatia, diarreia, perda de peso e de apetite.

Pra iniciar o tratamento adequado para cada caso, é muito importante identificar a causa da gastrite no animal. Se o cão apresenta sensibilidade no estômago, relacionado ao lado emocional, o tratamento é reduzido e é relevante contar com o apoio de um profissional competente.

Nos casos em que a gastrite é causada pela ingestão de um objeto estranho, a única alternativa é a cirurgia. Na gastrite crônica, se o problema está sendo causado por bactérias, por exemplo, a solução são os antibióticos. Cabe lembrar que a administração de medicamentos deve ser realizada sob o acompanhamento de um veterinário. Do contrário, a doença pode se agravar.


Fonte: BluPet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...