quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dermatite Canina: O Que é e Como Tratar

Assim como os homens, os cães podem sofrer de doenças de pele que causam problemas sérios em seu corpo. Uma das doenças possíveis é a dermatite, que assim como nos homens é uma doença de pele que pode surgir nos cães em qualquer momento de suas vidas.
 
Se o seu sempre começa a se coçar e morder o corpo, ele pode estar com uma dermatite. A dermatite é um termo amplo que se refere à coceira inflamatória na pele. Ela pode ser crônica ou temporária. Esta doença é simples e de baixa gravidade e pode ser causada por fatores diversos como sensibilidade a alguns produtos, alergias, uma bactéria ou vírus, ou uma má nutrição. Dependendo da causa da dermatite do seu cão, o tratamento pode ser simples ou envolver medicação.


Dermatite De Contato Em Cães

A dermatite de contato é uma doença de pele canina causada pelo efeito direto de um produto químico ou algum item irritante a sua pele. Ela ocorre em áreas onde a pele não está bem protegida por pelos como as patas, queixo, nariz, joelhos, a parte inferior do corpo, incluindo o escroto. A dermatite de contato irritativa pode ocorrer após uma única exposição ou exposição repetida do animal ao produto.


A dermatite de contato irritativa causa no animal coceira constante, inchaços vermelhos e inflamação da pele. O dono pode notar a região úmida, o surgimento de manchas, bolhas, e crostas. A pele torna-se áspera e descamativa e o pelo começa a cair.

Muitos produtos químicos que podem causar a dermatite canina como ácidos, detergentes, solventes, sabonetes e produtos derivados de petróleo. Menos comumente a pele fica sensível a um determinado produto químico e um tipo de reação de hipersensibilidade retardada se desenvolve. Esta é chamada de dermatite de contato alérgica. Esta erupção é indistinguível da dermatite de contato irritativa, mas aparece após exposição repetida no animal.

Este tipo de dermatite pode ser causada ainda por produtos químicos encontrados em sabões, coleiras de pulgas, xampus para cachorros, lã e fibras sintéticas, couro, pratos de plástico e de borracha, polens, insecticidas, tintas, corantes e conservantes, tapete de borracha e de madeira.

Produtos químicos usados para limpar o tapete são uma fonte frequente de irritação. O neomicina, encontrado em muitos medicamentos pode produzir dermatite de contato alérgica, como outras drogas e medicamentos tanto de uso adulto como veterinário.

 

Os Sintomas da Dermatite em Cães

Os sinais clínicos deste tipo de dermatite em um cão incluem vermelhidão, perda de cabelo na região afetada do corpo do animal, o desenvolvimento de escoriações e crosta.



Dermatite Atópica em Cães

A dermatite atópica é uma doença com uma tendência hereditária para o animal desenvolver anticorpos. Esta doença de pele é extremamente comum, mas afeta apenas cerca de 10% dos cães. Sua principal característica é quando o animal começa a desenvolver uma alergia que veio de pai para filho.

A dermatite começa a dar os primeiros sinais em cães com entre um e três anos de idade. As raças suscetíveis incluem Golden Retrievers, Labrador, Lhasa Apso, Wire Fox Terrier, West Highland White Terrier, Dálmatas, poodles, Setters Inglês, Setter Irlandês, Boxers, Bulldogs e, entre outros, apesar de que qualquer cão pode ser afetado. Mesmo raças mistas podem sofrer de atopia.


O Tratamento para Dermatite em Cães

O mais eficaz para tratar uma dermatite em cães é procurar uma solução de longo prazo. Uma boa dica é mudar as condições de vida do cão para evitar o efeito alergênico. O cão com dermatite é normalmente alérgico a diversas coisas. No entanto, muitas vezes não é possível evitar a exposição a todos eles. Um veterinário deve ser procurado para que os animais sejam tratados com os medicamentos adequados e descubra o que causa a dermatite e o mal possa ser combatido.

Mantenha seu cão longe de substâncias irritantes a sua pele. Se o seu cão ainda está se coçando depois de ter feito um tratamento contra pulgas, pode ser algo no seu quintal que está deixando a pele inflamada. Verifique se há veneno de carvalho e urtigas ou plantas que deixam a pele humana sensível, pois podem ter o mesmo efeito em seu cachorro.

Preste atenção quando ele parece estar sofrendo mais com a coceira. É depois que você mudou o lençol, ou algo que o animal tenha contato sempre. Mantendo o seu cão longe dessas coisas, você vai curar a dermatite do animal com mais rapidez. Além disso, certifique-se de remover os itens de sua casa o mais breve possível.

Faça uma mudança na alimentação do seu cão. Alguns tipos dermatite são causados por uma má nutrição. Certifique-se de que você está comprando alimentos que tenham uma grande quantidade de ingredientes naturais. Confira a lista de ingredientes para descobrir. Pergunte ao seu veterinário como escolher um alimento de alta qualidade para sua raça particular de cão.

Um bom banho em seu animal semanal ou a cada três dias pode ajudar no problema também. Adicione um ingrediente calmante a água como farinha de aveia. Um banho com o uso de uma escova vai calmar a pele do seu cão e irá remover os itens irritantes como pulgas e sujeira. Apenas certifique-se de banhar o seu cão com frequência, especialmente depois que a dermatite for embora.


Matéria sugerida por: Aline Morais


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bem, minha cachorra está com dermatite e era uma tristeza vê-la se coçar, ficar triste por conta da enfermidade.
    Iniciei o tratamento dela dia 28/09/13, estou usando um shampoo adequado, depois do banho com pêlos úmidos passo um spray tbm adequado, também ela está tomando remédio para limpar o sangue (minha menina(cachorra) toma uma vez por semana durante um mês). Espero que ela fique boa logo, boa matéria.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...