segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O que é Sarna?

Sarna, uma doença que incomoda cachorros, gatos e humanos.

Sarna é causada por uma espécie de ácaro, sendo comum em cachorros a espécie Demodex canis. Uma espécie de ácaro também pode parasitar humanos, cujo nome da espécie é Sarcoptes scabiei. Os ácaros (Demodex canis) estão lá o tempo todo, porém só começamos a perceber quando o nosso bichinho fica doente ou quando a imunidade dele está baixa. Os parasitas se encontram no interior do pelo do cachorro e o problema surge quando há multiplicação em massa destes parasitas.



Como perceber que o meu cachorro está com sarna?

Alguns dos sintomas são:

- Coceira
- Inflamação na pele
- Queda de pelo

Lembrando que a sarna pode ocorrer no nosso amigo canino de forma localizada ou generalizada, sendo essa última menos comum.

Como é transmitido?

A transmissão dos ácaros acontece por meio do contato entre sobrancelhas, cabelo, glândula sebácea e nariz de hospedeiros. Portanto, você já consegue imaginar a dor e a irritação que o seu cachorrinho sente. A sarna é transmissível, então vale a precaução. Manter a higiene do animal ajuda, mas não é tudo. Não são somente bichos abandonados e sujos que podem ser pegos pela doença.

Entendi, mas como tratar?

Como sempre, a melhor saída é procurar um especialista no assunto que, no caso do tratamento da sarna, é o veterinário. Evite que seu bichinho, caso esteja nessas condições, mantenha contato com outros animais.


Fonte: Blupet

3 comentários:

  1. Meu amigo isso se chama propaganda enganosa, como e q no inicio vc diz "como curar a sarna" e vc nao fala nada sobre isso, so manda procurar um vet... era melhor vc por no titulo "o que é sarna", seja mais inteligente da proxima vez antes q seja discredibilizado pelos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Na verdade essa matéria é de um parceiro, apesar de que, isso não vem ao caso. De fato numa segunda análise, concordamos na incoerência do título e aceitamos críticas e sugestões. Apenas achamos uma carga de exagero na observação feita acima. Esse blog é uma construção de pessoas que realmente estão preocupadas com os animais. Esse não será o último erro a surgir. O que podemos é assegurar de que estamos dispostos a retificar incoerências. Renato Rios

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...