quinta-feira, 18 de abril de 2013

Berne: o que é, como evitar e como tratar

Bernes são larvas de moscas que se desenvolvem no tecido subcutâneo de animais, principalmente dos cães. É mais comum em cães que vivem no campo ou em casas com quintal. A infestação da pele por bernes também é considerada uma miíase (proliferação de larvas de mosca em tecido vivo), mas ela é diferente da lesão de pele conhecida como “bicheira”.

A “bicheira” é quando várias larvas de mosca vão de desenvolvendo e se alimentando de tecido vivo, formando buracos sob a pele. O berne não, é apenas uma larva que se desenvolve no local e ela não se espalha pelo corpo, ou seja, fica o tempo todo no mesmo local por onde penetrou.

Berne

BerneA mosca causadora do berne, também chamada de “mosca berneira” (Dermatobia hominis), usa um artifício muito interessante para a perpetuação da sua espécie. Esse inseto vive por apenas 24 horas. Na época da postura, que ocorre principalmente no verão, a mosca berneira “captura” um outro inseto, normalmente uma outra espécie de mosca, e nele deposita seus ovos na região do abdômen. 

Berne alojado sob a pele e aspecto da lesão (nódulo com orifício central)

BicheiraQuando o inseto veiculador pousa sobre o animal, as larvas imediatamente se projetam para fora do ovo, caminham por entre os pelos até atingirem a pele. Ali criam uma pequena perfuração por onde penetram. É nesse local que a larva irá se desenvolver.

Em cerca de 1 semana, a larva já aumentou 8 vezes de tamanho, podendo permanecer por 40 dias ou mais na pele do hospedeiro, crescendo continuamente.

O orifício por onde a larva penetrou continua aberto durante todo o tempo, pois é através dele que a larva respira. Por esse detalhe torna-se fácil reconhecer uma lesão causada por berne: um nódulo subcutâneo com um orifício bem visível na superfície da pele. Basta identificar um caroço com uma ponta esbranquiçada. 

BerneAs larvas possuem o corpo recoberto por pequenos espinhos. Sua movimentação dentro do

orifício causa dor e incômodo. Alguns animais apresentam diversos bernes espalhados por todo o corpo, não sendo poupadas as orelhas, a cauda, a região entre os dedos, dorso etc. As larvas devem ser extraídas para livrar o animal da dor, caso contrário, o cão tentará mordiscar a pele a todo momento tentando retirá-las. É importante que a larva seja retirada de maneira inteira, pois assim ela é removida mais facilmente.

Caso o berne venha a morrer antes de completar seu ciclo, o orifício de respiração se fecha. O nódulo sob a pele pode ou não ser absorvido pelo organismo.

A morte da larva também costuma ocorrer quando pessoas sem experiência tentam “espremer” o berne para forçá-lo a sair. Existe a maneira correta de fazer isso e é melhor pedir auxílio ao veterinário. Dependendo da região onde o berne está, o cão precisará receber uma pequena dose de sedativo para suportar o procedimento de retirada da larva, pois pode ser bastante doloroso.

 Como evitar berne

Para evitar os bernes, é preciso manter as moscas afastadas. Remova as fezes do cão várias vezes ao dia, lave diariamente o local onde ele urina e mantenha o lixo da casa sempre bem fechado.

Algumas gotas de essência de citronela espalhadas pela pelagem do cão podem evitar que insetos pousem. Verifique se seu cão não tem alergia à citronela.

Existem medicamentos por via oral que, ao mesmo tempo em que controlam a infestação de pulgas, impedem o desenvolvimento de larvas de moscas sob a pele. Informe-se com o veterinário.

É bom lembrar que embora os bernes ocorram com mais frequência no verão, eles podem aparecer em qualquer outra época do ano. Basta que haja condições favoráveis (ocorrência de dias quentes no inverno, por exemplo). Daí os cuidados no combate às moscas devam ser contínuos.


Como tratar um ferimento com berne

Primeiro analise o ferimento, normalmente é fácil identificar as feridas causadas por bernes.

Berne

O mais indicado, sempre, é que você ao suspeitar que seu cão esteja com berne, leve-o imediatamente a um veterinário. Mas caso você não tenha condições financeiras de fazê-lo, dirija-se a um petshop, normalmente existem alguns sprays de cor prateada ou azul que resolvem o problema, ao passá-los normalmente em 2 ou 3 dias você já terá matado o berne, restando então a parte mais difícil e nojenta, você deverá apertar abaixo da ferida para retirar o parasita para fora do corpo de seu cachorro. 

3 comentários:

  1. Você gostaria de receber milhares de visitas no seu Blog ou Site todos os dias?
    Conheça WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    Uma ideia simples porém genial!
    Um muro onde você cola nele o Banner do seu Blog
    ou
    Cola o nosso Banner na sua área de parceiros e aparece de graça automaticamente listado em uma página segundaria (a segunda

    página de maior visita do site)
    Recebemos uma média de 7 milhões de visitas diárias no muro!
    Mais de 400 Blogs já colaram nosso Banner, grave sua marca neste muro e faça parte da história da internet brasileira.




    Would you like to receive thousands of hits on your blog or website every day?
    Meet WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    A simple but brilliant idea!
    A wall where you paste it to your Blog Banner


    O único site totalmente gratuito especializado em promover encontros infiéis entre casados Trair.tk , apoia esta ideia.

    ResponderExcluir
  2. Um dia meu cachorro teve isso, eu coloquei gasolina no orifício e o 'berne' saiu imediatamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Wictor Gomes, quando você estiver com alguma ferida no corpo, põe gasolina pra você ver quanto isso dói e aproveita e rica um fósforo. Idiota.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...